11 dicas para o sucesso nos negócios de varejo

0
125

A crise econômica e o boom do comércio online prejudicaram seriamente as pequenas empresas na Espanha. Só em 2018, segundo dados da diretoria empresarial do Instituto Nacional de Estatística (Dirce), cerca de 7 mil pequenos estabelecimentos fecharam definitivamente. Mesmo assim, ainda há esperança para as empresas que buscam se diferenciar e se adaptar às novas características do mercado.

Aqui estão alguns dos pontos que consideramos essenciais para o sucesso das pequenas empresas:

Diferencie-se da concorrência

A diferenciação é uma vantagem competitiva que fará com que o segmento de mercado do seu interesse o leve mais em conta. Para isso, é importante concentrar esforços em uma ou duas ações que podem ser assumidas pela empresa e que devem ser divulgadas à clientela. Exemplos de diferenciação Podem ser: vendas online, entrega em domicílio, design de loja…

fique alerta

Você deve sempre estar ciente do sugestões e/ou deficiências percebidos pelos clientes e eliminá-los ou corrigi-los.

Especializar

Estabelecer um ou dois segmentos de mercado e orientar a atividade da empresa eles, especializando-se em suas necessidades e desejos.

Focar a venda no tipo de cliente

comércio varejista para aposte no cliente e não pelo preço. Manter clientes por preço é muito difícil e requer uma estratégia de baixo custo que é impossível para a maioria dos varejistas. A venda deve ser feita pelo serviço oferecido ao cliente, pela qualidade e apresentação dos produtos e pela imagem da empresa. Inovação e velocidade são essenciais para ficar à frente da concorrência. Para isso, também é necessário estudar os concorrentes.

Localização

É sempre preferível localizar as instalações comerciais em um local frequentado, acessível e bem conectado.

Marketing

Usar mídia de marketing perto do negócio: cartazes, imprensa local, patrocínio de eventos locais com fotografias interessantes para cobrir eventos…; Você também pode usar publicidade de baixo custo oferecida pela Internet e plataformas ou redes sociais para se promover.

Fidelização de clientes

Recompense a fidelidade do cliente através de descontos, promoções, atividades…

Estar atualizado

Mantenha-se informado sobre tudo o que se passa no setor da atividade comercial e sobre os temas que se relacionam com as tarefas que nele se desenvolvem. Um software de gestão, por exemplo, pode facilitar muitas tarefas. Estar a par das novidades e tendências que afetam o negócio, para além de o ajudar na sua atividade diária, proporcionará uma imagem moderna do comércio. É importante ler publicações que comentam as experiências de outros empreendedores de sucesso.

Adaptar

Flexibilizar/estender horários, estabelecendo turnos, e adapte o local para que seja acessível a indivíduos, grupos ou famílias (para que os carrinhos de bebé possam aceder, que haja um lugar para sentar, onde a criança se possa distrair…). Adapte a oferta de produtos ao desenho das instalações (música, iluminação, decoração) e vice-versa. A iluminação e a música podem/devem acompanhar a venda, sendo preferível que tenham variações durante o tempo que o comércio permanece aberto dependendo do tipo de clientela que atende.

Ser profissional

sempre oferecer conhecimento na venda. A grande diferença entre o varejo e as grandes lojas é a proximidade do vendedor que aconselha e ajuda. O pessoal dedicado a essas funções deve conhecer bem os produtos, oferecer informações sobre eles e aconselhar o cliente com base em suas necessidades. Um bom conselho garante a satisfação do cliente.

tecer redes

Estabelecer relações de colaboração ou associação com outros varejistas da área ou do setor para poder concorrer com os grandes shopping centers. A associação, desde que realizada entre lojistas de porte semelhante, devidamente contemplada nos estatutos e baseada na confiança e no benefício comum, oferece muitos benefícios comparáveis ​​aos dos grandes shopping centers.

As associações mais frequentes são: franquias, centros de compras (reduzem os custos de aquisição e transporte), cooperativas, grupos de área (muito úteis para promover o comércio da área, para campanhas publicitárias) e grupos setoriais. (muito úteis para defender necessidades comuns do varejo ).